Legislativo retorna com sessões em fevereiro; Vereadores seguem trabalhando internamente

Legislativo retorna com sessões em fevereiro; Vereadores seguem trabalhando internamente

A Câmara Municipal de Deodápolis retornará com as sessões ordinárias no mês de fevereiro. Até lá, os nobres edis e todos os funcionários daquela casa de leis seguem trabalhando internamente. O Presidente da Câmara, Vereador Márcio Teles, destacou o compromisso de todos os Vereadores em promover projetos e ações que contribuam com o desenvolvimento de Deodápolis e com a qualidade de vida de toda população. 

“Os atendimentos a população continuam aqui na Câmara internamente por todos os Vereadores. Iniciamos um ano de grande expectativa pelo que foi feito em 2017. Diversos projetos foram enviados aos nossos representantes nas esferas estadual e federal e chegou o momento de colhermos estes frutos. Estamos aqui para fiscalizar e legislar, porém temos o compromisso de também criar as condições necessárias para que a nossa cidade receba mais recursos e que estes sejam aplicados na melhoria de vida da nossa população!” destacou o Presidente. 

Novo site – Portal da Transparência 

O Presidente do Legislativo ainda ressaltou a implantação do portal da transparência que aconteceu no inicio de 2017 naquela casa de leis. Moderno e atento a Lei nº 12.527 (Lei da Transparência) o site conta com informações das receitas, despesas e outras informações legais do legislativo através do sistema da transparência. Na página principal o cidadão encontra noticias que dão publicidade as ações dos Vereadores. 

Uma das novidades implantadas em 2017 é quanto ao acompanhamento do trabalho de cada legislador. Através do link (legis.camaradeodapolis.ms.gov.br), o cidadão pode ter acesso a requerimentos, indicações e as leis aprovadas em cada sessão. Ainda neste link, são postadas as pautas e as atas de cada sessão. 

“Este sistema demonstra o nosso objetivo de promover a transparência em todos os nossos atos. Somos eleitos pelo povo para os representar no ato de fiscalizar as ações do executivo, porém cada cidadão tem também o direito e o dever de estar atento a atuação de seus representantes!” ressaltou Márcio. 

As sessões ordinárias retornarão no próximo dia 14 de fevereiro. Até lá o atendimento na Câmara Municipal ocorre de segunda a sexta das 08hs às 11hs.

Prefeito e Deputado atenderam a pedido do Vereador Casquinha e Vila União ganhou academia ao ar livre

Prefeito e Deputado atenderam a pedido do Vereador Casquinha e Vila União ganhou academia ao ar livre

Na manhã desta segunda, dia 08 de janeiro, o Vereador Antônio Tertuliano ‘Casquinha’ esteve visitando a academia ao ar livre que foi recentemente instalada na praça do distrito de Vila União, colégio eleitoral do Vereador. O nobre edil destacou a importância dos equipamentos para os moradores daquele distrito, agradeceu ao esforço do Prefeito Valdir Sartor e do Deputado Junior Mochi e ressaltou todo o trabalho realizado pelo Legislativo e Executivo na busca das melhorias almejadas por toda população. 

“Este é um sonho que se realiza para a nossa comunidade. Esta academia, tão aguardada, promoverá mais saúde e lazer para as famílias que frequentam a nossa praça aqui no distrito de Vila União. De maneira especial, quero aqui agradecer ao Prefeito Valdir Sartor que atendeu ao nosso pedido de instalar uma das academias aqui. Destaco também o apoio do Deputado Junior Mochi, Presidente da Assembleia Legislativa que destinou recursos para a aquisição destes equipamentos. Este é o trabalho que dá certo, que foca em resultados obtidos via parcerias favorecendo toda a nossa cidade!” destacou Casquinha.

Câmara inicia recesso parlamentar, estabelece expediente interno e sessões retornarão em fevereiro em Deodápolis

Câmara inicia recesso parlamentar, estabelece expediente interno e sessões retornarão em fevereiro em Deodápolis

O Poder Legislativo de Deodápolis iniciou nesta semana o recesso parlamentar após a publicação do Ato da Presidência de nº 012/2017 no Diário Oficial Online do Municipio. Fica neste caso estabelecido então que o expediente da Câmara Municipal ocorrerá das 08hs às 12hs no período de 18/12/2017 à 09/02/2018. 

A Câmara Municipal ficará fechada ao publico em geral do dia 22 de dezembro deste ano à 08 de Janeiro de 2018, voltando as suas atividades das 08 às 11hs no dia 09 de janeiro. 

Regimento Interno 

O recesso está presente no Regimento Interno do Legislativo Municipal que fixa o período de 16 de dezembro do corrente ano à 14 de fevereiro do ano posterior. As funções normais da Câmara Municipal retorna  das 04hs às 13hs no dia 05 de fevereiro.

“O Código Tributário não irá mexer no IPTU!” garantiu Presidente da Câmara em Deodápolis

“O Código Tributário não irá mexer no IPTU!” garantiu Presidente da Câmara em Deodápolis

​Ao finalizar a sessão desta terça, dia 12, quando foi votado o orçamento financeiro para o exercício de 2018 de Deodápolis, o Presidente do Legislativo, Vereador Márcio Teles, afirmou aos nobres edis que o IPTU (Imposto Predial Territorial Urbano) não sofrerá alterações quando o Código Tributário for votado em uma sessão extraordinária que terá a data definida nos próximos dias.

“O Código Tributário já ficou definido que não irá mexer no IPTU. Vou deixar claro já para todos os Vereadores. Irá mexer só na questão do MEI e outras taxas!” disse Márcio Teles ao final da sessão. Ainda segundo o Presidente, o Prefeito irá realizar uma reunião com todos os Vereadores sobre esta questão.

“Nós explicamos ao Prefeito que isso deve ser discutido em audiência publica junto a população e ele aceitou. Então portanto o IPTU não será alterado quando o Código Tributário for analisado e posto em votação!” ressaltou.

Na sexta (15) haverá sessão extraordinária; na pauta diversos assuntos, entre estes a votação da taxa da coleta de lixo

Na sexta (15) haverá sessão extraordinária; na pauta diversos assuntos, entre estes a votação da taxa da coleta de lixo

5 assuntos importantes estarão na pauta da sessão extraordinária que ocorrerá na próxima sexta, dia 15 de dezembro no legislativo em Deodápolis. A sessão ocorrerá no plenário da Câmara com inicio às 19hs. O Presidente do Legislativo, Vereador Márcio Teles, postou em sua rede social um convite para que a população se faça presente. “Bom dia a todos os munícipes deodapolensse. Venho por meio deste post informar que sexta-feira dia 15/12/2017 às 19hrs faremos uma sessão extraordinária onde estaremos discutindo e votando todos os assuntos conforme pauta de convocação abaixo. Uma das discussões e votação será sobre a taxa do lixo e como prometemos estamos informando para que todos possam participar da sessão extraordinária!” destacou.

Todos os projetos que serão analisados e votados atendem ao oficio do poder executivo municipal de nº 491/2017 de 11/12/2017. 

Programa Municipal de Estágio Remunerado – incentivo ao ensino


Os Vereadores irão analisar e votar o projeto de lei municipal de nº 048 de 11 de dezembro de 2017 que autoriza a criação do programa municipal de estágio remunerado para estudantes do ensino médio, técnico profissionalizante e ensino superior. 

Lei Orgânica de Deodápolis

Será colocado em segunda discussão e posteriormente a votação o Projeto de Revisão da Lei Orgânica do Município. 

Fundo Municipal para Infância e Adolescência

Os nobres edis irão analisar, discutir e votar o Projeto de Lei Municipal nº 047/2017  de 7 de dezembro que dispõe sobre a criação e o funcionamento do Fundo Municipal para Infância e Adolescência de Deodápolis.

Regularização da coleta de lixo

Será analisado e votado será o Projeto de Lei Municipal de nº 046 de 11 de dezembro de 2017 do executivo municipal. Este projeto dispõe sobre a taxa de coleta, remoção e destinação de resíduos sólidos no município. 

“Temos transparência em nossa ações e levamos os nossos debates abertamente a toda a nossa população. Venham participar das sessões do Legislativo Municipal!” destacou o Presidente da Casa de Leis, Vereador Márcio Teles.

Vereadores solicitaram de Deputado Federal, gestão em emenda para projeto de apicultura em Deodápolis

Vereadores solicitaram de Deputado Federal, gestão em emenda para projeto de apicultura em Deodápolis

Os Vereadores Francisco Eusébio e Márcio Teles, apresentaram na sessão ordinária desta semana no Legislativo de Deodápolis, a indicação de nº 125/2017 que solicita do Deputado Federal Zeca do PT, gestão na viabilização de recursos via emenda parlamentar para projetos do setor de apicultura realizados no município. Aprovado por unanimidade, a indicação pediu os recursos para fomentar as atividades da Associação Mista dos pequenos produtores rurais da 13ª linha para aquisição completa de equipamentos apícolas. 

“O Prefeito Valdir e o Márcio estiveram lá com o Zeca e foi sinalizado recurso para este setor, por isso estamos oficializando o pedido. Hoje existem aproximadamente mais de 500 colmeias no município e tem produtor que precisa se descolar até a cidade de Angélica para centrifugar o mel, justamente por não termos em nossa cidade um lugar apropriado. Com a viabilização da Casa do Mel, com certeza estes produtores também conseguirão o selo de certificação agregando mais valor a este produto. Tem produtor que tem que viajar mais de 700km só para poder certificar o mel oriundo de sua produção!” destacou o Vereador Francisco Eusébio. 

Segundo o Vereador, a planta da ‘Casa do Mel’ e o local para a instalação já estão certos. “Quando estivemos na capital no gabinete do Deputado Federal Zeca do PT, ele nos mandou inclusive uma minuta de lei para a criação do fundo municipal da agricultura familiar que deverá ser enviado pelo Prefeito a esta casa de leis o mais breve possível. O nobre colega Francisco, como sempre esta preocupado com os apicultores, onde inclusive o mesmo faz parte desta associação, se mostra sempre preocupado. Eu agradeço por ter posto meu nome nesta indicação e eu tenho a convicção de que seremos atendidos pelo Deputado!” destacou o Presidente da Câmara, Vereador Márcio Teles.

Vereador Adriano ‘Zói’ apresentou indicação que solicita patrolamento e cascalhamento em Presidente Castelo

Vereador Adriano ‘Zói’ apresentou indicação que solicita patrolamento e cascalhamento em Presidente Castelo

Na sessão ordinária desta terça, dia 21 de novembro, o Vereador Adriano ‘Zoi’ apresentou uma indicação solicitando do Prefeito Municipal à realização das ações de patrolamento, cascalhamento e limpeza no distrito de Presidente Castelo em Deodápolis. A indicação de nº 124/2017 foi aprovada por unanimidade durante a sessão. Em seu discurso, o Vereador relatou o pedido dos munícipes que residem no distrito.

“Várias pessoas daquele distrito tem me procurado. Já estamos indo para quase 1 ano de mandato e até agora nenhuma ‘Patróla’ passou naquele distrito, algumas ruas estão muito danificadas e o mato esta tomando de conta das ruas. Fiz esta indicação pois sou cobrado pela população. Acredito que terei este pedido atendido. Muitos até me cobram que seja feito até mesmo antes do natal!” destacou o Vereador Adriano Zói.

Ainda no momento de discussão da indicação, o Vereador Edmilson Prates ainda comentou e destacou a necessidade de também realizar o patrolamento e o cascalhamento nos novos bairros criados há alguns anos no município. “É uma necessidade. Diversas famílias sofrem principalmente nos dias de chuvas. Tenho a consciência de que obras de asfalto nestes locais serão demoradas para saírem, porém precisamos que ao menos este serviço seja realizado!”.

Vereadores de Deodápolis se reuniram com o Secretário de Justiça, José Carlos Barbosa

Vereadores de Deodápolis se reuniram com o Secretário de Justiça, José Carlos Barbosa

Os Vereadores de Deodápolis, Antônio Tertuliano (Casquinha), Professor Givaldo e Márcio Teles (Presidente da Câmara), se reuniram neste ultimo sábado (4) com o Secretário de Estado de Justiça e Segurança Publica de Mato Grosso do Sul, José Carlos Barbosa (Barbosinha). Deputado Estadual Licenciado, Barbosinha recebeu dos vereadores pedidos que foram aprovados na ultima sessão legislativa.

Os Vereadores ‘Casquinha’ e Professor Givaldo fizeram uma indicação na Câmara Municipal, aprovada por unanimidade, pedindo a instalação do destacamento da Policia Militar em Porto Vilma ou Vila União. “O Secretário Barbosinha nos disse que fará um estudo para a instalação do destacamento e por enquanto vai solicitar aos Policiais da 2ª CIA que atende Deodápolis, uma maior cobertura na segurança publica destes distritos com mais rondas periódicas!” destacou o Professor Givaldo.

Emenda Parlamentar

Casquinha também aproveitou a oportunidade para solicitar do Deputado licenciado a instalação de parquinhos infantis através de emenda parlamentar nos distritos de Presidente Castelo, Vila União e Porto Vilma. “Sempre sou procurado pelas famílias que residem nestes distritos solicitando a instalação de parquinhos infantis para as nossas crianças. Em feriados e finais de semana estas comunidades não tem locais de lazer. Os parquinhos proporcionarão momentos de alegria para as nossas crianças!” destacou.

Presidente do Legislativo

O Presidente da Câmara de Deodápolis, Vereador Márcio Teles acompanhou os Vereadores na audiência com o Secretário de Justiça e Segurança Publica, ‘Barbosinha’. “O Barbosinha é um grande amigo de Deodápolis. Tem reforçado o seu compromisso com a nossa população, é autor de emendas que já beneficiaram a nossa população e esta empenhado em atender aos pedidos do Legislativo Municipal” destacou Márcio.

Lagoa Bonita

O ex-vereador Valmir de Lima Manoel também participou da reunião. “Apresentei ao Secretário alguns pedidos que visam atender a nossa comunidade do distrito de Lagoa Bonita. Mesmo fora de mandato, atuo em beneficio do nosso povo. O meu compromisso com Lagoa Bonita vai além da vereança. Estamos a disposição de todos!” destacou Valmir.

Cicero Tanajura apresentou indicação que visa alargar rua que dá acesso ao Santa Terezinha

Cicero Tanajura apresentou indicação que visa alargar rua que dá acesso ao Santa Terezinha

O Vereador Cicero Tanajura apresentou na sessão ordinária da noite desta terça, dia 31 de outubro, uma indicação que será enviada a Coopasul de Deodápolis solicitando da Cooperativa a doação de dois metros, adentrando ao terreno da empresa, com o objetivo de enlargecer a Rua João Francisco Fachiano. A rua em questão dá acesso direto aos Bairros ligados ao Santa Terezinha. O alargamento da rua ocorrerá até a entreda do bairro Moriá.

“Recebi diversas solicitações dos moradores do Santa Terezinha, Cherogami e Moriá que pedem o alargamento da Rua João Francisco Fachiano. Eles me relataram que aumentou muito o tráfego de veiculos naquela região e pedestres e ciclistas correm riscos diariamente por conta da rua que é muito estreita. Vamos encaminhar este pedido a direção da Copasul e aguardaremos com expectativa o atendimento a este pedido desta casa de leis!” destacou Tanajura.

A indicação foi aprovada por unanimidade.

Vereadores se vestiram de azul em alusão as ações de conscientização do ‘Novembro Azul’

Vereadores se vestiram de azul em alusão as ações de conscientização do ‘Novembro Azul’

O mês de novembro está por começar e junto com ele as ações de concientização de prevenção ao câncer de prostata. Na sessão desta terça, dia 31 de outubro, os Vereadores de Deodápolis vestiram a camiseta da campanha ‘Novembro Azul’ idealizada pela Prefeitura Municipal através da Secretaria de Saúde. Em todo o mês serão realizadas diversas ações.

“Quero aqui agradecer a Secretaria de Saúde Rosinéia Assis e parabeniza-la pela forma como a sua equipe vem realizando as ações de saúde preventiva. O câncer é uma das doenças que mais mata atualmente. Outubro foi o mês dedicado as mulheres e neste mês de novembro, nós homens devemos ter em mente que se prevenir é com certeza o melhor remédio. Homen que se cuida, tem atitude. Não deixem de buscar saber mais sobre esta mal e como combate-lo!” destacou o Presidente da Câmara – Vereador Márcio Teles.

Palestra sobre o Câncer de Próstata

No próximo dia 3 de novembro, sexta feira, a Secretaria de Saúde irá realizar uma palestra no Centro de Múltiplo Uso com a presença do Urologista Dr. Pascoal. O evento será aberto ao publico em geral. Em todo o mês outras ações serão realizadas.